Ginecomastia em Miami

O desenvolvimento excessivo das mamas masculinas é uma condição conhecida como ginecomastia. A ginecomastia pode afetar homens de todas as idades, e mais comumente é o resultado da genética, de alterações hormonais, certas drogas ou medicamentos e ganho de peso. A ginecomastia acomete cerca de um em cada dois homens em algum momento de suas vidas. Esta condição é caracterizada pelo excesso de tecido glandular e gordura mamária, e pode estar presente em um (unilateral) ou em ambas as mamas (bilateral).
A ginecomastia pode causar desconforto emocional e insegurança, e muitos homens se abstêm de determinadas atividades a fim de ocultar sua condição. Ainda que a perda de peso possa reduzir o tamanho das mamas masculinas, devido à presença de excesso de tecido glandular, a perda de peso por si só raramente resulta em uma redução satisfatória das mamas.
A cirurgia de ginecomastia, ou mamoplastia redutora, é uma forma duradoura e eficaz de reduzir o tamanho das mamas, de reparar anormalidades dos mamilos e aréolas, e de melhorar os contornos do tórax.

Vídeo Ginecomastia

Fotos de pré e pós operatórios

Acesse mais fotos de pré e pós operatórios clicando abaixo

Anatomia da Mama

A anatomia da mama masculina é muito semelhante à feminina, exceto pelo fato que as mamas masculinas não dispõem do tecido especializado necessário para a produção de leite. É importante observar que um por cento de todo o câncer de mama ocorre no sexo masculino. As mamas encontram-se sobre os músculos peitorais maiores e são constituídas principalmente por tecidos glandular e adiposo, que determinam seu tamanho e forma. O complexo aréolo mamilar é composto pelo mamilo e por uma região circular mais escura em torno do mamilo, chamada de aréola.

alt-imagem

Classificaçóes de Ginecomastia

Há vários métodos usados na classificação da ginecomastia. A Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos® desenvolveu um sistema de classificação que divide os pacientes de ginecomastia em quatro categorias: Grau 1 é caracterizado pelo pequeno alargamento da mama com um botão de tecido em volta da aréola. Grau 2 é caracterizado pelo alargamento moderado da mama que excede os limites da aréola, com bordas que são indistintas do tórax. Grau 3 é caracterizado pelo alargamento moderado da mama que excede os limites da aréola, com bordas que são distintas do tórax e excesso de pele. Grau 4 é caracterizado pelo alargamento acentuado da mama com excesso de pele e feminização da mama. Esta animação ilustrará a ginecomastia de Grau 2.

alt-imagem

Opçóes de Tratamento da Ginecomastia

Durante uma consulta inicial, o cirurgião irá avaliar o tamanho e a forma de suas mamas, discutir as opções de tratamento e fazer um planejamento do procedimento. As técnicas de redução variam dependendo de sua anatomia específica, da quantidade de tecido a ser removido e de outros fatores tais como o excesso de pele. As opções de tratamento da ginecomastia incluem remoção cirúrgica, também conhecida como ressecção cirúrgica, ou excisão do tecido glandular e/ou pele, lipoaspiração, ou uma combinação das duas técnicas. Se seu cirurgião escolher a ressecção cirúrgica, o tipo de incisão utilizada dependerá do seu caso específico. Abordagens cirúrgicas para ressecção incluem incisão periareolar, incisão circumareolar ou levantamento, e incisão em âncora. Esta animação irá demonstrar a ressecção cirúrgica do tecido glandular utilizando a incisão periareolar em combinação com a lipoaspiração.

alt-imagem

Lipoaspiraçáo

Você será colocado sob efeito de anestesia. O anestesiologista irá determinar se fará uso de anestesia geral ou de anestesia local com sedação IV. Um fluido medicamentoso especial chamado fluido tumescente é injetado nas áreas que serão tratadas com lipoaspiração. Durante o curso de cinco a dez minutos, este fluido irá expandir os tecidos para facilitar a remoção das células de gordura, entorpecer a área de tratamento e minimizar o tempo de sangramento. Seu cirurgião fará uma pequena incisão. Dependendo de sua condição específica e da preferência do cirurgião, as incisões podem ser localizadas na borda da aréola, em sua axila, ou nos vincos da mama. Em seguida, uma cânula é inserida e pequenos túneis são feitos na camada de gordura, removendo-se a gordura com uma suave sucção. Os túneis se desintegrarão durante as próximas semanas, resultando em novos contornos torácicos. Para obter mais informações sobre o procedimento de lipoaspiração, veja nossa animação de lipoaspiração.

alt-imagem

Ressecçáo Cirúrgica

Para começar sua ressecção de tecido, o cirurgião fará uma pequena incisão ao redor da borda da aréola. A incisão será realizada de forma a ocultar a cicatriz resultante. Em seguida, porções de gordura e tecido glandular subjacentes são removidos e esculpidos para reduzir o tamanho e criar os novos contornos do tórax. A pele é então unida e fechada com suturas internas dissolvíveis ou não; alguns cirurgiões podem optar pela utilização de suturas externas. Antes de fechar a incisão completamente, um dreno cirúrgico pode ser colocado em cada mama para permitir a libertação de fluidos durante a cicatrização. Fita cirúrgica ou ataduras serão colocadas sobre as incisões e normalmente você será envolvido em uma bandagem elástica ou cinta de compressão, que ajudam a manter a forma do tórax durante a recuperação.

alt-imagem

Recuperação e Resultados

Normalmente, procedimentos de tratamento de ginecomastia são realizados em um centro ambulatorial e você pode ir para casa no mesmo dia. Inchaço e descoloração após o procedimento são normais e irão diminuir ao longo do tempo. Se houver utilização de drenos, eles poderão ser removidos juntamente das ataduras após aproximadamente uma semana. Você pode ser orientado a usar uma cinta de compressão, evitar dormir de bruços e evitar o excesso de esforço ou elevação de objetos pesados durante um mês ou mais. Uma medicação para dor poderá ser prescrita para os primeiros dias e conforme a necessidade. Cicatrizes ao longo dos locais de incisão são normais, mas elas diminuirão consideravelmente ao longo do tempo. Você poderá ver os resultados de sua cirurgia quase imediatamente e os pacientes geralmente experimentam alto nível de satisfação e melhora significativa em sua autoimagem com tratamento cirúrgico da ginecomastia.

alt-imagem

DR. DÉCIO CARVALHO RESPONDE

Dr. Décio Carvalho terá prazer em responder sua pergunta, preencha o formulário abaixo e clique em confirmar.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *