Ácido Hialurônico em Miami

Os preenchimentos injetáveis são umas das técnicas de rejuvenescimento facial mais populares. À medida que envelhecemos, os tecidos subjacentes que mantêm nossa pele com aparência jovem e firme começam a se romper devido aos efeitos da gravidade, exposição ao sol, dieta, fatores genéticos e anos de movimento dos músculos faciais. Com o tempo, esses fatores contribuem para o desenvolvimento de linhas, rugas e vincos na face

Vídeo Ácido Hialurônico

Onde as rugas se formam?

Sua pele é constituída por duas camadas conhecidas como epiderme e derme. A epiderme é a defesa principal da pele diante do ambiente. A derme, ou camada mais profunda da pele, é composta principalmente de tecido conjuntivo e proporciona à pele uma rede de suporte. A maioria das rugas faciais e vincos mais profundos ocorre na camada dérmica da pele.

alt-imagem

O que provoca as rugas?

Dentro do tecido conjuntivo da derme, o colágeno e as fibras de elastina formam uma rede que proporciona a estrutura, o suporte e a elasticidade da pele. Além disso, as células de gordura e outras moléculas, como o ácido hialurônico, ajudam a criar volume sob a pele facial. Com o tempo, essa rede de colágeno e fibras de elastina se rompem e as moléculas de ácido hialurônico e as células de gordura que criam volume ficam depauperadas. Em conjunto, a decomposição e depauperamento dessas moléculas resultam em rugas e em outras alterações na pele facial. Quando usado como tratamentos individuais ou com outros procedimentos, os preenchimentos injetáveis podem reduzir ou eliminar as rugas e cicatrizes, preencher lábios e tratar a lipoatrofia, ou perda de gordura sob a pele. Com um período de inatividade e resultados quase imediatos, os preenchimentos injetáveis propiciam um método seguro e eficaz para a recuperação de uma aparência mais suave e mais jovem.

alt-imagem

Noções básicas sobre os preenchimentos com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma molécula complexa de açúcar que ocorre naturalmente e que forma grandes matrizes no tecido conectivo do corpo, como a pele e a cartilagem. Muito parecida com uma esponja, sua principal função é aglutinar e absorver as moléculas de água, que criam volume no rosto. Em geral, os preenchimentos com ácido hialurônico são usados para tratar as rugas e vincos faciais e para realçar a aparência dos lábios. Um dos tratamentos de preenchimento dérmico disponíveis de maior crescimento, os preenchimentos com ácido hialurônico agem substituindo o ácido hialurônico no corpo que se exauriu com o tempo, restaurando o volume sob a superfície da pele.

alt-imagem

Tipos de preenchimentos com ácido hialurônico

Embora haja uma variedade de preenchimentos com ácido hialurônico, alguns dos mais comuns são o Hylaform®, o Restylane®, e o Juvederm®. O Hylaform ®, comercializado pela INAMED Aesthetics, e consiste de ácido hialurônico derivado de aves. O Restylane®, comercializado pela Medicis, e o Juvederm®, comercializado pela Allergan, são ambos formas de ácido hialurônico não derivadas de animal e produzidas em laboratório. Geralmente, os preenchimentos com ácido hialurônico são biocompatíveis, o que significa que testes cutâneos de alergia não são necessários antes do tratamento.

alt-imagem

Preparação para o procedimento

Dependendo da extensão do tratamento, em geral, os procedimentos de injeção de ácido hialurônico duram entre quinze e sessenta minutos. Antes do início do seu procedimento, as áreas do tratamento serão limpas, geralmente usando-se um produto de limpeza facial à base de álcool. Ao contrário das injeções de colágeno, as injeções de ácido hialurônico não incluem um agente anestésico. Portanto, um anestésico local ou tópico pode ser usado para anestesias a área do tratamento durante o procedimento.

alt-imagem

Procedimento para a injeção de ácido hialurônico

Usando uma agulha ultrafina, o ácido hialurônico é injetado na derme em vários pontos ao longo da extremidade da área do tratamento. Após aproximadamente duas a três injeções, o médico massageará a área do tratamento. O médico continuará a injetar o preenchimento ao longo da extensão das rugas ou vincos até que a correção máxima tenha sido alcançada. Se uma anestesia local não tiver sido usada, é possível sentir alguma ardência secundária proveniente das injeções. À medida que as moléculas de ácido hialurônico injetadas atraem e aglutinam as moléculas de água, o volume sob da pele aumentará, devolvendo uma aparência mais suave e mais jovem.

alt-imagem

Recuperação da injeção de ácido hialurônico

Imediatamente após as injeções, é possível sentir alguma vermelhidão, leve ardência, inchaço secundário ou hematomas na área do tratamento. Minúsculas feridas com casca também podem se formar nos locais da injeção. Geralmente, esses sintomas desaparecem em dois a três dias. Não é necessário bandagem e a maioria das pacientes está apta a retomar as atividades normais imediatamente após o tratamento.

alt-imagem

Resultados da injeção de ácido hialurônico

Com o tempo, o corpo acabará por absorver e metabolizar o ácido hialurônico injetado. Portanto, embora os efeitos sejam imediatos, as injeções de ácido hialurônico não proporcionam os mesmos resultados duradouros que podem ser obtidos com a cirurgia estética. Ainda que a longevidade dos resultados varie de acordo com a paciente, os resultados das injeções de ácido hialurônico são normalmente mantidos por seis a doze meses.

alt-imagem

DR. DÉCIO CARVALHO RESPONDE

Dr. Décio Carvalho terá prazer em responder sua pergunta, preencha o formulário abaixo e clique em confirmar.